01/12/2023 às 08:31

Plantio do milho no RS avança para 85% da área estimada

Compartilhar
O aumento de horas de sol foi altamente benéfico para as lavouras de milho em todas as fases de desenvolvimento no Rio Grande do Sul, destaca o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (30) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

De maneira geral, houve melhoria no aspecto visual das lavouras e na coloração das plantas, indicando a redução do estresse, provocado pelo excesso de umidade em áreas de relevo plano. A semeadura do milho prossegue, mas a área semeada, atualmente com 85% da área prevista para esta safra, evoluiu pouco em função da priorização da operação na cultura da soja.

Em termos fitossanitários, há preocupação com controle da cigarrinha e com o aumento na incidência de bacterioses e enfezamento do milho. Nas lavouras mais afetadas, as plantas estão morrendo antes do completo enchimento dos grãos, resultando em prejuízos na produtividade. As espigas, ainda verdes, não se mantêm eretas como o habitual e gradualmente se curvam, interrompendo a circulação de seiva entre os colmos e os grãos. A incidência de doenças e pragas enfraquece o colmo, levando à queda das plantas.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.