22/02/2024 às 11:00

Abertura da safra 2023/24 de maça acontece neste sábado (24), em São Joaquim (SC)

Compartilhar
Um dos principais polos produtores de maçã do Brasil, São Joaquim (SC) recebe, neste sábado (24), o evento de abertura da safra nacional da fruta para o ciclo 2023/2024. Atualmente, a pomicultura é um segmento importante do agronegócio na região Sul do Brasil, gerando empregos e renda, e produzindo frutas de excelente qualidade para os mercados interno e externo.

Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), a expectativa é que o próximo ciclo tenha um crescimento de 5% em relação ao anterior, destacando para uma colheita de excelente qualidade. “Apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos três anos, por conta das condições climáticas adversas, só na safra de 2022/2023, em Santa Catarina foram produzidas 505 mil toneladas de maçãs", disse o presidente da ABPM, Francisco Schio.

Atualmente cerca de 84% desta produção nacional de maça tem origem na Serra Catarinense, onde 2.676 pomicultores cultivam a fruta. "Cerca de 78% destes produtores são pequenos agricultores familiares, sendo uma cultura com forte e positivo impacto econômico e social, capaz de promover desenvolvimento regional e da qualidade de vida no meio rural, oportunizando, inclusive, a permanência da juventude no campo”, explica Schio.

Dados da Associação revelam que o Brasil possui pouco mais de 33 mil hectares de pomares de maçã, com um potencial produtivo anual superior a 1,35 milhão de toneladas e geração de mais de 120 mil empregos diretos e indiretos – cerca de 60% da produção brasileira de maçãs é da variedade Gala, 35% de Fuji e 5% de outras variedades. Atualmente, a cada dez maçãs consumidas no Brasil, nove são nacionais. A fruta é a terceira de maior consumo no País.

“A maçã não é apenas uma fruta popular no Brasil, mas também é reconhecida por seus benefícios nutricionais e propriedades medicinais. Seu consumo regular está associado à redução do risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como as relacionadas ao coração e ao câncer”, ressalta Schio.

Programação:

8:30h – Inauguração do acesso pavimentado da Epagri
9:30h – Colheita da maçã
Local: Epagri, Rua João Araújo de Lima, Bairro Caiçara.

11h – Cerimônia de abertura da Safra da Maçã
12:30h – Encerramento
Local: Parque Nacional da Maçã, Rua Urubici, s/n.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.