06/08/2024 às 15:09

Agricultura tropical é solução contra insegurança alimentar e mudanças climáticas, diz ex-ministro Roberto Rodrigues

Compartilhar
O agronegócio tropical é a solução contra a insegurança alimentar, mudanças climáticas, desigualdade social e insegurança energética, pois pode ampliar a área plantada e melhorar ainda mais sua produtividade. A avaliação foi feita por Roberto Rodrigues (embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO e Conselheiro da ABAG), nesta segunda-feira (5), em evento na capital paulista.

“O cenário atual mostra que não há líderes nem uma organização multilateral fortalecida. Com isso, o Brasil tem a oportunidade de ser protagonista nesse processo. Mas, é preciso montar uma estratégia consistente, adequada e articulada com o setor privado, além de se ter parceiros do mundo tropical”, afirmou Rodrigues.

Para Sueme Mori (diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil - CNA), o Brasil precisa amadurecer por dois caminhos: defesa e influência. O primeiro item está ligado à contenção de danos e está sendo feito pelo setor no caso das regulamentações europeias. “Precisamos influenciar quem influencia, especialmente no debate técnico, levando as especificidades da agropecuária brasileira para organizações internacionais que, de alguma forma, ainda têm sua importância”, avaliou.

Complementando a análise de Sueme, Silvio Cascione (diretor e chefe da Eurasia Group no Brasil) destacou que também é preciso propor iniciativas de parcerias comerciais, mas também de financiamentos, para que a diplomacia possa colaborar nas negociações. “O governo não tem capital para atender todas as demandas de financiamento, então podemos buscar outros parceiros, além dos atuais, para investir na agricultura de baixo carbono, na recuperação de áreas degradadas, que exigem um capital muito grande. Há investidores interessados nesta agenda”.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.