08/11/2024 às 14:40

Agrodefesa promove capacitação em sanidade vegetal e certificação fitossanitária para citros e banana

Compartilhar
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizará, de 19 a 22 de novembro, uma oficina técnica focada na cultura de citros e o 28º Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). Os eventos, que ocorrem na sede da Emater em Goiânia, contam com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), da Coopercitrus, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e da própria Emater.

O treinamento visa aprimorar o conhecimento sobre citros, abordando temas como a implantação de pomares, nutrição e problemas fitossanitários. Além disso, a capacitação técnica é voltada para engenheiros agrônomos que serão habilitados a emitir certificados fitossanitários nas culturas de banana e citros. Esses certificados, segundo Daniela Rézio, gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, são fundamentais para monitorar e prevenir pragas quarentenárias, garantindo que as frutas estejam aptas para o comércio e transporte.

Os Certificados Fitossanitários de Origem (CFO e CFOC) asseguram a sanidade das culturas desde a origem e são obrigatórios para a Permissão de Trânsito de Vegetais, conforme a Instrução Normativa n° 33 do Mapa, de 24 de agosto de 2016.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.