08/11/2024 às 13:49
Algodão: Abrapa reforça parceria com ApexBrasil e MRE com eventos na Ásia
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Os últimos dias foram de muita integração entre a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e o governo federal brasileiro. Representantes da associação participaram de duas reuniões de planejamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Bangkok (Tailândia) e Tóquio (Japão).As reuniões de planejamento fomentaram na integração do staff no Brasil e na Ásia tanto da ApexBrasil como do MRE, com embaixadores e diplomatas locais – além do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que tem servidores da Secretaria de Relações Internacionais e adidos agrícolas atuando nos países asiáticos.Em Bangkok, capital da Tailândia, o encontro ocorreu no final de outubro. A equipe da Abrapa, coordenada pelo presidente, Alexandre Schenkel, apresentou o Cotton Brazil como uma experiência bem-sucedida de parceria com a ApexBrasil, com saldo positivo tanto para os cotonicultores como para a imagem internacional do País.O Cotton Brazil é um programa de promoção do algodão brasileiro em escala global. Foi idealizado pela Abrapa e é realizado em parceria com a ApexBrasil, tendo apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).“Ficamos muito felizes de ver o destaque recebido pelo Cotton Brazil. Os resultados obtidos, principalmente a conquista do posto de maior exportador mundial de pluma, têm credenciado toda a nossa cadeia produtiva como referência do que o Brasil pode conquistar em outros setores também, e isso nos deixa muito orgulhosos”, analisou Schenkel.O futuro do mercado do algodão no mundo e, em especial, no Sudeste Asiático, foi um dos temas mais discutidos. Schenkel explica que esse posicionamento passa por reforçar o compromisso cada vez mais crescente da cadeia produtiva do algodão com práticas responsáveis. “Nossa matéria-prima é a mais sustentável para termos um futuro de menos impacto ambiental. Para isso, precisamos garantir competitividade frente às opções sintéticas”, pontuou.JAPÃO - Embora atualmente o Japão não tenha uma alta demanda por algodão, e represente um pequeno volume nas exportações da fibra brasileira, as relações comerciais entre os dois países tendem a se intensificar daqui para frente. A segunda etapa das reuniões de planejamento do MRE ocorreu em Tóquio, e a Abrapa aproveitou para abrir novas frentes de relacionamento com a indústria japonesa.O diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, ressaltou o papel de vanguarda da indústria japonesa. “Embora muitas fiações japonesas tenham migrado para outros países, o Japão é muito relevante na cadeia produtiva, desde as fiações até a etapa varejista, sendo que o terceiro maior grupo varejista do globo é japonês”, explicou Duarte.A preocupação da indústria japonesa com certificação socioambiental também a aproxima do algodão brasileiro. “O programa Sou ABR, em fase piloto com varejistas no Brasil, é um bom exemplo para o Japão, porque realiza a rastreabilidade total do produto da fazenda até a gôndola, e é exatamente isso que as marcas japonesas procuram”, observou o diretor.ALGODÃO - O mercado asiático representa 98,24% das exportações brasileiras de algodão registradas no ano comercial 2023/24 – quando o País embarcou 2,68 milhões de toneladas de pluma. Atualmente, o Brasil é o maior exportador do produto no mundo.
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