22/10/2024 às 16:17

Alta do açúcar é motivada pela limitação da oferta, aponta Cepea

Compartilhar
A alta recente do açúcar cristal branco tem relação com a demanda aquecida e com a restrição da oferta por usinas, apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea)

Segundo o órgão, usinas paulistas restringem “a oferta do cristal, especialmente do Icumsa 150, devido ao grande volume comprometido com as exportações e à queda na produtividade causada por queimadas registradas em agosto no estado paulista”. 

As exportações do produto têm crescido na comparação com 2023. A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) informou que a média diária do volume de açúcares e melaços exportados pelo Brasil nas duas primeiras semanas de outubro ficou 33,6% acima da registrada no mesmo período do ano passado.

Já em relação aos preços dos etanóis hidratado e anidro, os analistas do Cepea avaliam que o aumento dos preços tem relação com a “postura firme de muitas usinas, atentas ao encerramento da moagem e ao possível aquecimento na demanda nos últimos meses do ano, como típico para o período”.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.