16/09/2024 às 14:48

ANTAQ adota medidas para mitigar impactos da seca na Região Amazônica

Compartilhar
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) concedeu na última semana uma série de autorizações excepcionais para reduzir os impactos da seca severa que afeta a navegação na Região Amazônica em 2024. As ações buscam garantir a continuidade do transporte de cargas essenciais, como combustíveis e contêineres, em uma das regiões mais afetadas pela estiagem.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a permissão temporária para a adaptação de terminais e a criação de bases subsidiárias de apoio logístico. Isso possibilita que as operações continuem funcionando de maneira eficiente, apesar das dificuldades impostas pelas condições climáticas adversas.

Além disso, a Antaq autorizou, assim como em anos anteriores, a flexibilização na regulação de afretamento de embarcações estrangeiras, permitindo sua utilização na navegação de cabotagem, serviço vital para o transporte de cargas entre os portos da Amazônia.

Outra medida importante é a autorização do afretamento temporário de balsas e empurradores de bandeira brasileira, que serão usados para operações de transbordo em locais estratégicos ao longo dos rios Amazonas e Negro.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.