13/10/2023 às 13:02

Antaq aprova despacho que autoriza afretamento de cabotagem de todos os tipos de carga na região amazônica

Compartilhar
Na quarta-feira (11), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou um despacho autorizando o afretamento de cabotagem de todos os tipos de carga com o objetivo de mitigar os impactos da estiagem na região amazônica no País.

O despacho foi aprovado ad referendum (quando o procedimento não pode aguardar a reunião de diretoria, sendo analisado em um momento posterior).

A medida visa agilizar a liberação para afretamento de embarcações menores que consigam navegar na região que está com profundidades reduzidas em função da grave seca da região amazônica.



A liberação, em caráter excepcional, é válida pelo prazo de 90 dias e busca contribuir para amenizar os efeitos devastadores, ambientais e econômicos para todo o território nacional devido à estiagem.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que a região enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.

Na região amazônica, as principais vias de transporte e de escoamento de cargas são feitas por embarcações. Em alguns casos, nem mesmo pequenas embarcações conseguem realizar serviços de transportes em virtude da baixa profundidade dos rios.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.