28/03/2024 às 11:30

BNDES aprova financiamento para Be8 construir usina de etanol de cereais

Compartilhar
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta semana um financiamento de R$ 729,7 milhões para a Be8 construir uma de fábrica de etanol a partir do processamento de cereais como trigo, triticale, milho, entre outros. Desse montante total, R$ 500 milhões são provenientes do Programa BNDES Mais Inovação.

A usina será instalada em Passo Fundo (RS) e terá flexibilidade para a produção de etanol anidro (que pode ser adicionado na gasolina), ou hidratado (consumo direto). Em pleno funcionamento, a capacidade produtiva será de 209 milhões de litros/ano, o que equivale a 20% da demanda do Rio Grande do Sul, que hoje tem que comprar o produto de outros estados.

Ademais, a fábrica vai processar 525 mil toneladas por ano de cereais para produção de etanol e farelo DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) ou Grãos Secos de Destilaria com Solúveis (em português).

“O projeto reúne diversos elementos de inovação e bioeconomia. Vivemos uma janela histórica de oportunidades e o BNDES vem contribuindo de maneira significativa para a inovação na indústria, para que ela se torne mais verde e sustentável”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O projeto é pioneiro no Brasil na produção de biocombustível a partir de matérias-primas como o trigo e o triticale.

A expectativa é gerar 220 empregos diretos na fase de operação e outros 700 durante a implantação do projeto.

A unidade contará com autoprodução de energia elétrica com cogeração a partir de biomassa e a oferta de energia excedente será disponibilizada na rede de distribuição do município. Não haverá lançamento de efluentes líquidos, que serão utilizados para produção de vapor no processo de produção.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.