13/11/2023 às 15:04

Brasil e Uruguai fecham parcerias para ampliar logística e infraestrutura

Compartilhar
Na semana passada, o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, recebeu o embaixador do Uruguai no Brasil, Guilherme Valles, para tratar sobre parcerias de infraestrutura entre os dois países.

No encontro, ambos firmaram compromissos para importantes obras em infraestrutura que interligam as duas nações, entre elas a dragagem e sinalização da hidrovia da Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul.

Conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai, as intervenções buscam ampliar o tráfego seguro de embarcações e o escoamento de cargas pela região sul do continente sul-americano. A dragagem e sinalização serão realizadas pelo canal de São Gonçalo, que conecta ambas as Lagoas, no trecho entre o Canal do Sangradouro (Extremo Norte) e o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul) – a previsão é que o edital seja lançado em dezembro.



Também foi discutido a binacionalização do aeroporto de Rivera, no Uruguai. A cidade de Rivera fica a cerca de 500 quilômetros da capital uruguaia, Montevidéu, e faz fronteira com Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul.

Outra obra a ser executada é a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, localizado na BR-116/RS. O empreendimento deve melhorar a estrutura na região da fronteira, além de ser fundamental para estreitar o tráfego de pessoas e cargas entre os países.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.