28/09/2023 às 14:21

Brasil inaugura primeiro centro de pesquisa em hidrogênio verde

Compartilhar
O primeiro centro de pesquisas em hidrogênio verde (H2V) do Brasil foi inaugurado nesta quinta-feira (28), na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O espaço foi criado com um investimento de R$ 25 milhões, feito pelo governo da Alemanha, por meio da agência estatal GIZ.

O centro estudará o uso de H2V em processos industriais, na geração de energia elétrica e na mobilidade urbana. Está prevista também a criação de parcerias com empresas, como siderúrgicas instaladas no estado.



Na segunda etapa do projeto, planejada para o início de 2024, será inaugurada uma unidade de produção de H2V e uma estação de abastecimento de veículos.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a demanda por H2V atingiu 95 milhões de toneladas em 2022 – até 2030, a agência estima que a procura ultrapasse 150 mi de t.

Em agosto deste ano, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou um plano de trabalho do Programa Nacional do Hidrogênio, que prevê aumentar os investimentos na área em sete vezes, até atingir R$ 200 milhões ao ano em 2025.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.