11/11/2024 às 16:08

Brasília sedia evento sobre exportação de alimentos da agricultura familiar para ações humanitárias internacionais

Compartilhar
Hoje (11) e amanhã (12), Brasília é palco do evento “Mecanismos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar brasileira ao Mercado Internacional (PMA)”. A iniciativa é organizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e visa fortalecer a inclusão da agricultura familiar brasileira nas compras internacionais, especialmente em ações humanitárias e de segurança alimentar do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

O evento reúne importantes lideranças, incluindo Edegar Pretto, presidente da Conab; Wellington Dias, ministro do MDS; Fernanda Machiaveli, ministra em exercício do MDA; Lilian Rahal, secretária Nacional de Segurança Alimentar do MDS; Raimundo Nonato, diretor do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do MDS; Silvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab; Marisson Marinho, chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Conab; e Kelma Cruz, superintendente de Agricultura Familiar da Companhia. Também participa Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do PMA.

Para o presidente da Conab, o encontro representa um marco para a agricultura familiar brasileira e a segurança alimentar global. “Este encontro é uma oportunidade histórica para estreitar os laços entre a agricultura familiar brasileira e o Programa Mundial de Alimentos. Nosso compromisso é garantir que pequenos produtores, que são a espinha dorsal da nossa agricultura, possam participar ativamente de mercados internacionais, contribuindo para a erradicação da fome e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou Pretto.

O chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Conab, Marisson Marinho, destacou que a iniciativa teve início em maio de 2023, com uma visita ao PMA. "Desde então, buscamos fortalecer a participação da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA, agregando parceiros e garantindo suporte para a capacitação das cooperativas", explicou.

A superintendente de Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, também ressaltou a importância do evento. “A inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA é uma grande oportunidade para expandir o acesso dos nossos agricultores familiares a mercados globais, promovendo a sustentabilidade e a segurança alimentar de uma forma mais inclusiva e eficiente”, afirmou Cruz.

Nos dois dias do evento, serão abordadas estratégias para o acesso ao mercado internacional, controle de qualidade para exportação e boas práticas de comercialização. A programação inclui ainda painéis sobre casos de sucesso e treinamentos específicos para cadastramento de organizações de agricultores familiares que desejam vender ao PMA, fortalecendo a posição do Brasil na luta contra a fome e a favor da segurança alimentar global.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.