12/04/2024 às 13:24

Café: às vésperas do início da colheita, Emater-MG lança manual para auxiliar produtor

Compartilhar
Segundo levantamento Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a colheita de café no estado deverá totalizar 29,9 milhões de sacas (60kg) neste ano. Se confirmado, o volume será 4,9% maior em relação ao ano passado.

“São aproximadamente 500 municípios onde a cafeicultura é a principal atividade econômica. É o período de distribuir renda, porque o café emprega muita gente. Há famílias que obtêm quase toda a renda anual durante os meses colheita do café”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Faltando poucas semanas para o início dos trabalhos no campo, que geralmente começam em maio, a Emater-MG lembra aos produtores os cuidados necessários neste período pré-colheita, que vão garantir a qualidade e um produto mais valorizado no mercado.

“Esse preparo da colheita é uma operação logística bem complexa dentro da propriedade rural. Durante a colheita, se utilizam vários equipamentos e espaços físicos. É preciso ter toda essa logística organizada com antecedência, tanto em relação aos equipamentos quanto ao pessoal que vai trabalhar na lavoura, que deve estar bem treinado”, explica Cangussú.

Para isso, a Emater-MG lançou o "Manual do Café – Colheita e Preparo", que orienta o agricultor sobre os cuidados que devem ser tomados, desde a pré-colheita até o beneficiamento do produto. O material está disponível para consulta gratuita, clicando neste link.


Além das orientações pré-colheita, o manual apresenta uma série de informações sobre os tipos de colheita, recomendações para melhor desempenho das colhedoras, limpeza, transporte, métodos de secagem, armazenamento, beneficiamento, entre outras atividades.

Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.