17/01/2025 às 09:08

Carne de frango perde competitividade no início de 2025

Compartilhar
O mercado de carne de frango enfrenta desafios no início de 2025, com perda de competitividade em relação às principais substitutas, como as carnes suína e bovina. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que, enquanto a proteína avícola apresentou alta nos preços médios na comparação entre a primeira quinzena de janeiro e dezembro de 2024, os valores da carne suína caíram expressivamente e os da bovina permaneceram estáveis.

Pesquisadores do Cepea explicam que, apesar do enfraquecimento típico das vendas na segunda quinzena de janeiro, motivado pelo menor poder aquisitivo da população, a forte demanda nos primeiros 15 dias do mês garantiu um avanço na média mensal parcial para a carne de frango.

No caso dos ovos, os preços se mantiveram estáveis na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Após uma queda acentuada no início do mês, causada pela elevada oferta e demanda enfraquecida, os valores começaram a se recuperar nos últimos dias. A estabilização foi favorecida pelo escoamento dos estoques remanescentes do final de 2024, especialmente no caso dos ovos brancos.

Agentes do setor relatam uma diminuição nos descontos praticados e indicam que a menor oferta pode continuar sustentando ou até impulsionando os preços nos próximos meses.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.