18/11/2024 às 14:49

Chuvas favorecem safra de soja e milho do 2024/25 no Brasil

Compartilhar
As recentes condições climáticas no Brasil, com chuvas intercaladas por períodos de sol, têm impulsionado o avanço da semeadura da safra 2024/25 de soja. De acordo com o Cepea/Esalq, o ritmo das atividades está adiantado em comparação ao mesmo período da temporada passada, mesmo com a safra atual iniciada sob clima adverso.

Essa melhora reforça as expectativas de uma produção recorde no país, estimada em 166,14 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e em 169 milhões de toneladas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). No entanto, a perspectiva de aumento na oferta global, aliada à valorização do dólar, levou sojicultores e compradores a se afastarem das negociações no mercado spot nacional na última semana.

No mercado de milho, as condições climáticas favoráveis e as exportações em ritmo lento contribuíram para limitar a valorização dos preços, segundo o Cepea. As quedas nos contratos externos também levaram compradores a esperar por uma possível desvalorização no mercado interno.

Para a safra 2024/25, a Conab projeta uma produção agregada de milho de 119,81 milhões de toneladas, um aumento de 3,6% em relação à safra anterior. Esse crescimento deve incentivar os vendedores a intensificar as negociações, ampliando a oferta disponível.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.