19/04/2024 às 09:10

Colheita do milho de verão alcança 78% do total estimado para o Rio Grande do Sul

Compartilhar
As operações de colheita, recebimento de grãos para beneficiamento e armazenamento de milho permanecem suspensas na última semana no Rio Grande do Sul, com produtores focados na cultura de soja, mostra o mais recente boletim da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

As precipitações e a consequente alta umidade, na maior parte do estado, também inviabilizaram a operação durante o período. Em razão dos fatores apontados, o avanço de área colhida para o milho de verão foi de apenas 1 ponto percentual em relação ao período anterior, atingindo 78% do total estimado, estando ainda 16% das áreas em maturação, 5% em enchimento de grãos e 1% das lavouras de milho está em floração.

A área de cultivo está estimada em 812.795 hectares, e a produtividade atual em 6.464 kg/ha.

Milho silagem

A colheita e a ensilagem foram prejudicadas pela recorrência de chuvas, que dificultaram e até impediram atividades a campo. Mesmo nos dias iniciais do período, quando não choveu, o predomínio de cerração, ao amanhecer, e os dias nublados não permitiam a redução adequada de umidade provinda das precipitações do período anterior.

Apesar dessas condições, as operações estão se aproximando da conclusão, e a produtividade projetada permanece em 35.518 kg/ha.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.