26/04/2024 às 08:39

Colheita do milho de verão alcançou 82% da área projetada

Compartilhar
A colheita de milho no Rio Grande do Sul avançou 4 pontos percentuais na última semana, atingindo 82% da área estimada para o estado, mostra levantamento da Emater/RS-Ascar.

O ritmo ainda está um pouco lento em razão da priorização de colheita da soja e das precipitações, que dificultaram a operação. Os preços recebidos pelos produtores têm se apresentado inferiores ao desejado.

A remuneração, por vezes insatisfatória, somada aos riscos de estiagem e à incidência elevada de pragas – especialmente cigarrinha – afetam a intenção de plantio da próxima safra, que poderá sofrer redução de área.

A área de cultivo está estimada em 812.795 hectares, e a produtividade atual em 6.464 kg/ha.

Milho silagem

Tanto a colheita quanto a ensilagem foram prejudicadas pela recorrência de chuvas registradas no RS na última semana, impedindo as atividades no campo. Só foi possível realizar novas ensilagens a partir de 19/04, quando os terrenos e as plantas alcançaram níveis mais adequados de umidade.

Apesar dessas condições adversas, a colheita está se aproximando da conclusão ao Norte do Estado, restando áreas mais extensas ao Sul. A produtividade projetada permanece em 35.518 kg/ha.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.