25/11/2024 às 07:06

Comissão de Agricultura da Câmara debate uso de defensivos agrícolas neonicotinóides

Compartilhar
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate nesta segunda-feira (25) o uso de defensivos agrícolas neonicotinóides, amplamente utilizados no controle de pragas em culturas como soja, milho e algodão.

O debate atende a pedido da deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e está marcado para as 15 horas, no plenário 6 da Casa

De acordo com a parlamentar, os neonicotinóides são essenciais no controle de pragas de culturas fundamentais para a economia; sendo assim, a proibição da substância poderia resultar em perdas importantes de produtividade, comprometendo a estabilidade econômica do setor agrícola e a segurança alimentar.

"As medidas de contenção ou proibição dos neonicotinóides precisam ser avaliadas em termos de seus impactos na promoção da agricultura sustentável", afirma Coronel Fernanda.

"A audiência permitirá explicar como tais medidas podem influenciar negativamente nos esforços para adotar boas práticas agrícolas que preservem biodiversidade, buscando um equilíbrio entre a produtividade e a sustentabilidade", resume a parlamentar.

A deputada Coronel Fernanda espera que o diálogo entre os diversos setores possibilite a busca por soluções que minimizem impactos ambientais sem comprometer a eficácia no controle de pragas.

Entre os convidados confirmados estão:

  • Rosângela Muniz, diretora de qualidade ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);

  • Maria Augusta Carvalho Rodrigues, coordenadora de reavaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

  • José Victor Torres Alves Costa, coordenador-geral de agrotóxicos e afins do Ministério da Agricultura (Mapa);

  • Leonardo Minaré Braúna, assessor técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil);

  • Jacob Neto, pesquisador da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), representando a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa)

  • Lidia Cristina Jorge dos Santos, consultora jurídica do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindveg); e

  • Karina Lesch, gerente de relações governamentais da CropLife Brasil.

Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.