29/01/2025 às 15:32

Comissão de Povos Originários aprovou PL que expande financiamento para agricultor familiar na Região Norte 

Compartilhar
A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3421/23, que amplia os recursos repassados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para agricultores familiares de baixa renda que ocupam terras públicas.

A versão do texto que passou pela Comissão é o substitutivo do relator, deputado Zezinho Barbary (PP-AC) para o projeto de autoria do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), e um apensado, ou seja, há outro texto parecido tramitando na Câmara. 

“Haverá uma alternativa para que o FNO possa contemplar centenas de famílias”, disse o deputado Zezinho Barbary. 

“São reconhecidas hoje as dificuldades na superação dos obstáculos para obtenção de recursos para custeio”, afirmou Mosquini.

O candidato interessado no benefício precisará ter, além dos requisitos que lhe enquadrem na Lei da Agricultura Familiar, a titularidade do imóvel rural. O texto também consta a apresentação da Carta de Anuência ou do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, ambos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O PL tramita em caráter conclusivo na Câmara, e passará pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado no Plenário e pelo Senado. 
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.