28/06/2024 às 08:42

CONFERT aprova carteira de projetos estratégicos para impulsionar o setor

Compartilhar
O Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert) aprovou nesta quarta-feira (26) a carteira de projetos estratégicos que serão acompanhados pelo conselho com o objetivo de alcançar as metas do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF).

Foram selecionados 65 projetos, sendo 51 públicos e 14 privados, para fomentar a produção nacional de fertilizantes e reduzir a dependência externa.

Uma das metas do PNF é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atender entre 45% e 50% da demanda interna. Atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura são importados, ao custo de US$ 25 bilhões anuais.

Na reunião, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, ressaltou a importância da aprovação da carteira de projetos. "Essa carteira de monitoramento, de certo modo, quer induzir e fomentar os investimentos. E essa relação próxima do governo com o setor privado e com outras entidades e órgãos de apoio ajuda muito", destacou o secretário.

Alinhada à Nova Indústria Brasil, a redução da dependência externa de fertilizantes reduz o custo da produção aumentando a competitividade do produto nacional, além de aumentar a sustentabilidade no campo e fortalecer a indústria nacional.

O diretor de Desenvolvimento da Indústria de Insumos e Materiais Intermediários, Leonardo Durans, explicou que os critérios de seleção e a carteira de projetos foram construídos em trabalho conjunto nas câmaras temáticas do Confert.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.