14/03/2024 às 09:18

Consumo de etanol na Paraíba dispara em janeiro

Compartilhar
O consumo de etanol hidratado na Paraíba totalizou 17,2 milhões de litros em janeiro deste ano, o que representa um aumento de 106% na comparação anual, mostram dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP) e analisados pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB). O aumento superou a média nacional, que registrou um crescimento de 64% no período.

Segundo o Sindalcool-PB, uma série de fatores contribuíram para essa disparada, como a atratividade dos preços do biocombustível para os consumidores e as campanhas de conscientização sobre seus benefícios ambientais e socioeconômicos. Levando em conta o consumo de etanol hidratado e etanol anidro no mês de janeiro, as emissões de gases de efeito estufa evitadas na Paraíba ultrapassaram a marca de 42 mil toneladas.

Para o Sindalcool-PB, esse fenômeno reflete uma mudança de hábitos dos consumidores paraibanos, sendo que a maioria dos veículos no estado (cerca de 755 mil) é flex e pode ser abastecida sempre com o biocombustível, que é produzido localmente a partir da cana-de-açúcar.

“O ano de 2024 começou bem. O Brasil, país líder mundial na transição energética, substituiu mais de 42% do combustível fóssil nos automóveis. O consumo consciente tem se mostrado mais econômico. Precisamos, urgentemente, evitar as emissões ainda crescentes", avaliou o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa. "Em 2023, na Paraíba, o consumo de gasolina emitiu 1.558.027 toneladas de CO2 equivalentes. Seria um contrassenso o estado não contar com políticas públicas para a descarbonização da frota de 1.593.744 veículos existentes. São medidas urgentes, que precisam estar no debate político neste ano eleitoral”, concluiu.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.