03/10/2024 às 10:32

Coordenadoria de Defesa Agropecuária realiza trabalho de educação e notifica mais de 30 viveiros em SP

Compartilhar
Uma força-tarefa realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo, fiscalizou 32 viveiros de mudas cítricas em setembro nas regionais de Barretos, Catanduva, Jaboticabal e Mogi Mirim. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Sanidade dos Materiais de Propagação Vegetal (PESMPV) e visa garantir a qualidade e sanidade das mudas cítricas produzidas no estado.

Como resultado, quatro viveiros foram suspensos, enquanto 25 foram notificados por irregularidades, e 331.436 mudas foram apreendidas por não estarem em conformidade com as leis vigentes. Essas irregularidades incluíam problemas estruturais e a falta de documentação adequada, em desacordo com a Portaria CDA nº 14 de 2023, que regula medidas sanitárias para a produção de mudas.

Valentim Scalon, engenheiro agrônomo e gerente do PESMPV, explicou que a ação não se restringe à fiscalização, mas também busca educar os viveiristas sobre práticas sanitárias adequadas. Aqueles que foram notificados têm um prazo para realizar as correções necessárias, permitindo que as mudas apreendidas possam ser comercializadas após a adequação.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.