07/02/2025 às 14:38

COP30: Governo Federal vai utilizar produtos da agricultura familiar para produzir refeições do evento

Compartilhar
O Governo Federal anunciou nesta semana que utilizará produtos da agricultura familiar para preparar as refeições nos dias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.

O evento acontece em novembro, e como de costume, vai possuir um cardápio internacional e com comidas típicas da região, além de opções veganas e sem glúten/lactose. Para atender às necessidades de cada público, a organização quer utilizar produtos com origens na agricultura familiar, tornando mais concreto o posicionamento do setor.

Segundo a diretora de operações da secretaria extraordinária para COP30 da Casa Civil do Governo do Brasil (Secop/CC), Nilza de Oliveira, o objetivo do cardápio é oferecer uma comida saudável, com preços justos e ambientalmente correta.

A iniciativa combina os princípios do evento com a preservação das atividades agrícolas no Brasil, a fim de garantir uma alimentação de excelência e incentivar os produtores rurais locais.

“Os alimentos na COP muitas vezes são vistos apenas como algo para matar a fome e fornecer energia. Mas, na verdade, estão profundamente vinculados ao clima, ao trabalho na terra e ao que isso significa para a formação social”, afirma o gerente de projeto da Secop/CC, Vitor Arroyo.

A agricultura familiar é considerada um dos pilares para a sustentabilidade dentro da cadeia produtiva do agronegócio. Nestas unidades de produção, pequenos produtores utilizam técnicas de agroecologia para a produção.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.