09/11/2023 às 09:32

Cotações da batata avançam em outubro

Compartilhar
Outubro foi marcado por um crescimento significativo nos preços da batata, mostra levantamento do HF Brasil. A média dos preços da batata lavada tipo ágata ao produtor – ponderados pela classificação – aumentou 62,23% em relação a setembro, com média de R$ 53,68/saca de 25 kg.

O cenário é reflexo da diminuição na oferta devido ao encerramento da colheita em Vargem Grande do Sul (SP) e à desaceleração da safra em Cristalina (GO), Cerrado e Sul de Minas Gerais. Somado a isso, o grande volume de chuvas registrado na primeira quinzena do mês dificultou as atividades no campo, o que restringiu ainda mais a disponibilidade do produto. Para novembro, é esperado que a safra de inverno praticamente se encerre, restando apenas uma pequena parcela de oferta do Sudoeste Paulista.



No mês passado, o ritmo de plantio e desenvolvimento esteve bem avançado nas regiões produtoras do Paraná e de Santa Catarina. As praças paranaenses de Curitiba, Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul já concluíram todos os plantios destinados à temporada das águas. Deste modo, a colheita já se iniciou em Curitiba a partir da segunda metade de outubro, e nas demais praças deve ser iniciada na segunda quinzena de novembro. Portanto, para o mês de novembro, é esperado um aumento no volume de batatas ofertado pelas praças sulistas.

Em Guarapuava (PR) e Água Doce (SC), os plantios ainda estão em andamento, com previsão de conclusão até fevereiro de 2024. O expressivo volume de chuvas do mês de outubro atrapalhou o andamento das atividades no campo e ocasionou atraso na colheita.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.