07/03/2025 às 15:30

Cotações da melancia apresentam alta nesta semana 

Compartilhar
Os preços da melancia graúda (>12 kg) registraram alta em todas as regiões produtoras na semana encerrada nesta sexta-feira (7). A fruta foi comercializada à média de R$ 1,93/kg, um aumento de 5,10% em relação à semana anterior. Para a próxima semana, a tendência é de manutenção das cotações em patamares elevados, com expectativa de crescimento na demanda no início do mês. De acordo com o Hortifrúti/Cepea, a valorização da melancia reflete a oferta ainda mais restrita da fruta.

Por outro lado, o mercado de uvas e maçãs teve pouca movimentação devido ao feriado de Carnaval. No Vale do São Francisco (BA/PE), o mercado de uvas sem semente começou março de forma lenta. O feriado prolongado, incluindo a Data Magna de Pernambuco (6), afetou o ritmo das negociações. A operação parcial dos órgãos estaduais Adab (BA) e Adagro (PE), responsáveis pela liberação da Permissão de Trânsito de Vegetais, também restringiu o escoamento, pressionando as cotações das uvas sem semente.

O mercado de maçãs manteve o mesmo cenário da semana passada, com preços praticamente estáveis. Apesar da colheita em andamento, muitos agentes estão preferindo estocar as frutas para equilibrar a oferta com a demanda. O impacto do Carnaval nas vendas foi menor do que o esperado. Assim, a maçã gala 110 Cat 1 encerrou a semana com média de R$ 124,33 por caixa de 18 kg nas principais regiões classificadoras.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.