06/12/2024 às 09:08

Deputados debatem nesta sexta-feira (6) a questão da assistência técnica e extensão rural no Brasil

Compartilhar
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira (6) um seminário sobre a assistência técnica e extensão rural no Brasil. O debate será realizado no dia em que se comemora o dia do extensionista rural, no plenário 2 da Casa, às 11 horas, a pedido do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).

Entre os confirmados estão Marenilson Batista da Silva, diretor do departamento de assistência técnica e extensão rural do Ministério do Desenvolvimento Agrario e Agricultura Familiar (MDA); Otávio Martins Maia, diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); Jefferson Coriteac, presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater); Sandra Bonetti, secretária de meio ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); e Marines Bock, coordenadora da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser).

A assistência técnica e extensão rural é um conjunto de serviços oferecidos por profissionais especializados para apoiar os agricultores na gestão de suas atividades no campo e no desenvolvimento de suas comunidades.

O deputado, que também é extensionista, reclama que a extensão rural tem enfrentado desafios orçamentários e de pessoal.

"A extensão rural brasileira tem uma força de trabalho de 16 mil extensionistas de campo e mais de nove mil profissionais administrativos, para um universo de 4,1 milhões de agricultores familiares", contabiliza Silva.

O parlamentar argumenta que investir em extensionismo aumenta o retorno econômico para o país, potencializa a capacidade produtiva e melhora a qualidade de vida dos brasileiros no campo.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.