26/01/2024 às 09:01

Deral reduz projeção da safra 2023/24 de soja do Paraná

Compartilhar
Nesta quinta-feira (25), o Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná divulgou sua Previsão Subjetiva de Safra (PSS), com novas estimativas para a temporada 2023/24 no estado.

Em relação a soja, devido a um intenso calor e poucas e mal distribuídas chuvas, o órgão revisou para baixo tanto sua projeção em área quanto em produção. A intenção dos produtores paranaenses, segundo do Deral, era semear 5,8 milhões de hectares, no entanto, fechou com pouco mais de 5,7 milhões (0,5% a menos). Em produção, a estimativa passou de 21,8 milhões de toneladas potenciais para 19,2 milhões de toneladas – queda expressiva de 11,9%.

“Era uma situação que infelizmente já estávamos prevendo”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento. “O Departamento de Agricultura norte-americano e a Conab também já vinham falando das perdas e acreditamos que as próximas avaliações devem reduzir mais as perspectivas da safra brasileira e mundial”, completou.

A redução de produção paranaense de soja deverá se refletir na economia do estado e do País. Levando-se em conta as perdas estimadas até o momento, o valor que deixaria de ser transacionado está em torno de R$ 5 bilhões.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.