24/02/2025 às 18:01

Desenrola Rural entrou em vigor nesta segunda-feira (24); veja detalhes

Compartilhar
Nesta segunda-feira (24), entrou em vigor o Programa Desenrola Rural, que pretende ajudar agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e outras comunidades tradicionais com a renegociação de créditos que possuem inadimplência.

Com a iniciativa, os beneficiários podem voltar a acessar crédito rural e aumentar a produção de alimentos. Com descontos de até 96%, produtores que possuem dívidas junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras instituições, podem renegociar os valores devidos — inclusive dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), todas com inadimplência superior a 1 ano.

Para pequenos débitos, como água, luz ou telefone, não há impedimento para conseguir novos financiamentos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, cerca de 69% desses produtores enfrentam restrições com instituições financeiras devido a dívidas de até R$ 10 mil.

Além disso, aproximadamente 47% possuem pendências de até R$ 1 mil nos serviços de proteção ao crédito. Essas limitações dificultam o acesso a novas oportunidades de financiamento e o crescimento das atividades agrícolas.

Como posso participar?

Inscritos na Dívida Ativa da União podem acessar o site do Regularize com seu CPF e selecionar “Consultar Dívida” para selecionar as opções de pagamento.

Caso a dívida seja do Pronaf, ou relacionada aos bancos, o produtor deve procurar sua instituição financeira para regularizar a situação.

Já se a dívida for de Crédito de Instalação, o interessado pode acessar o Incra para quitar os débitos com desconto ou acessar a Sala da Cidadania.

Além disso, caso o agricultor deseje participar do Desenrola Rural, também pode procurar os sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.