04/01/2024 às 10:36

Devolução de embalagens vazias de agrotóxicos cresce 22,68% no Tocantins em 2023

Compartilhar
A devolução de embalagens vazias de agrotóxicos registrou um aumento significativo no Tocantins em 2023. Dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e das centrais de recebimentos de embalagens vazias de agrotóxicos de Pedro Afonso e Silvanópolis apontam que, no ano passado, foram devolvidas 1.322 toneladas de embalagens, um aumento de 22,68% em relação ao mesmo período de 2022.

Desse total de embalagens devolvidas, 28,5 toneladas são oriundas de pequenos produtores rurais que fizeram a devolução no Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos realizado em 24 municípios do estado e que atendeu 866 pequenos agricultores.

De acordo com a legislação, após a compra do produto agrotóxico, o produtor tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens vazias, podendo se estender por mais seis meses caso o produto não tenha sido utilizado na sua totalidade. A Adapec orienta os produtores para que guardem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, pois em caso de fiscalização eles deverão ser apresentados.

O Tocantins conta atualmente com duas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis, e mais quatro postos, nos municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Lagoa da Confusão.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.