13/12/2023 às 16:12

Emater-MG incentiva produtores familiares a cultivar alho na Zona da Mata Mineira

Compartilhar
Visando comercializar alho para escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Emater-MG tem mobilizado agricultores familiares de sete municípios da Zona da Mata Mineira e incentivado o cultivo da planta. As cidades envolvidas no projeto são Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Rodeiro, Rio Pomba e Rio Novo.

O trabalho do órgão consiste promoção de reuniões, eventos e visitas técnicas com os produtores locais. Ao todo, 15 famílias já fizeram a compra conjunta de alho-semente livre de vírus, o que garantiu melhor preço.

“O alho é uma planta que necessita de frio para que ocorra a formação do bulbo (“cabeça"). Na Zona da Mata, o cultivo só é viável a partir de abril, quando as temperaturas ficam mais amenas. Nestes municípios há regiões propícias”, explica a coordenadora regional da Emater-MG em Cataguases, Luciene Aparecida de Oliveira.



Os trabalhos de colheita devem ocorrer entre agosto e setembro de 2024. A expectativa é que sejam colhidos 900 quilos de alho numa área de 600 m². Para a próxima safra, espera-se que novos agricultores possam investir na atividade, aumentando a produção e a área cultivada nos municípios.

Segundo a coordenadora regional da Emater-MG, a demanda das escolas da região por alho é maior que a oferta. “Se armazenar (o alho) de maneira correta, é possível a oferta durante todo ano. Isso irá gerar renda extra ao agricultor familiar”, explicou.

Para garantir espaço no mercado institucional, a Emater-MG tem orientando os produtores sobre todos os procedimentos técnicos e documentação necessária para que eles possam participar do Pnae, em 2024. O programa do governo federal, estabelecido pela Lei nº11.947, garante que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.