07/02/2025 às 15:49

Emater/RN inicia distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo na região oeste do estado

Compartilhar
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) iniciou a distribuição de sementes para a reposição dos estoques dos bancos de sementes localizados na região oeste do estado, na sexta-feira passada (31).

O Programa Banco de Sementes é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, responsável pela aquisição das sementes.

Já a Emater/RN assessora e organiza os bancos de sementes, cadastra a demanda dos agricultores e repassa para a secretaria qual é a demanda quantitativa por município de milho, feijão e sorgo.

“Realizamos atividades de orientação sobre o período indicado para plantio, a depender de como se comporta a quadra chuvosa em cada região, e prestamos orientações coletivas sobre o cultivo dessas culturas”, afirma Cesar Oliveira, diretor-geral da Emater/RN.

Cerca de R$ 15 milhões estão sendo desembolsados pelo Governo do Rio Grande do Norte para a aquisição das sementes, sendo: 215.640 kg de sementes de feijão, 238.280 kg de sementes de milho e 198.000 kg de sorgo.

Neste ano, o Programa Banco de Sementes quer auxiliar 65 mil agricultores em mais de 160 municípios. As entregas são feitas nos escritórios da Emater e distribuídas segundo o cronograma por região.

As próximas regiões que receberão as sementes são João Câmara (10 e 11), Santa Cruz (12 e 13), São Paulo do Potengi (17 e 18) e São José de Mipibu (19 e 20).

Os agricultores familiares devem procurar os responsáveis pelo Banco de Sementes mais próximo à sua região e realizar o cadastro, que geralmente acontece durante o mês de maio.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.