10/01/2025 às 15:27

Embrapa apresenta cultivares de soja na Safratec no interior do Paraná

Compartilhar
A Embrapa Soja irá participar da Safratec, um evento promovido pela cooperativa Cocamar, entre 16 e 18 de janeiro, em Floresta (PR), demonstrando as cultivares BRS 1064IPRO e BRS 1061IPRO. Além disso, o pré-lançamento BRS 2361 I2X também estará em exposição.

Os protótipos foram desenvolvidos pela Embrapa Soja e Fundação Meridional, e possuem o diferencial de um melhor desempenho produtivo, oferecendo maior estabilidade e adaptação.

O primeiro modelo é uma soja transgênica, modificada para tolerar herbicidas, como o glifosato, além dos controles de pragas, como as lagartas. O cultivar foi desenvolvido pensando no seu plantio no Paraná, no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás.

Essa soja possui ampla janela de semeadura, e o seu destaque é o bom desempenho na abertura do plantio, já que pode ser utilizada como uma opção no cultivo do milho safrinha.

Já a segunda cultivar, a BRS 1061 IPRO, é uma soja transgênica com tolerância ao herbicida glifosato e controle de algumas espécies de lagartas.

A semeadura desta espécie pode ser realizada antecipadamente, se tornando uma boa opção para o sistema de sucessão e rotação da segunda safra. Além disso, ela apresenta resistência ao nematoide de galha Meloidogyne javanica.

Essa cultivar é indicada para algumas regiões localizadas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Já a BRS 2361 I2X é uma soja transgênica com a tecnologia Intacta2 Xtend® (I2X) e está em pré-lançamento nesta safra.

A cultivar agrega tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba, e resistência às principais lagartas da soja.

Além disso, este modelo permite uma semeadura antecipada, o que pode tornar mais viável a semeadura do milho safrinha numa janela de plantio melhor. O cultivo é indicado para altitudes acima de 600m entre os estados do Paraná e São Paulo, dessa maneira, poderá apresentar seu maior potencial produtivo.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.