10/01/2025 às 12:27

Embrapa Café lança guia sobre manejo de pragas e doenças para variedades conilon e robusta

Compartilhar
A Embrapa Café, responsável pelo Consórcio Pesquisa Café, lançou a publicação Circular Técnica nº 9 – “Manejo integrado de pragas e doenças dos cafés conilon e robusta”, com informações detalhadas sobre os principais problemas fitossanitários que afetam a produção de Coffea canephora no Brasil.

O material aborda a biologia das pragas e doenças, bem como diretrizes técnicas para o manejo integrado, visando mitigar os impactos na produtividade.

Os cafés conilon e robusta, pertencentes à espécie C. canephora, têm características distintas e desempenham um papel importante na economia agrícola brasileira. Enquanto o conilon apresenta maior tolerância à seca e menor resistência a doenças, o robusta é mais vigoroso, com maior resistência a doenças, mas menos tolerante à seca. Juntos, eles representam cerca de 30% da produção nacional de café, sendo os estados do Espírito Santo e Rondônia os principais produtores.

A publicação enfatiza a importância de estratégias sustentáveis para o controle de pragas e doenças, que podem limitar severamente a produtividade do setor. Baseado no manejo integrado, o documento apresenta orientações que combinam monitoramento, controle químico (com base no Sistema Agrofit do Ministério da Agricultura) e práticas de menor impacto ambiental.

Ao final, o guia oferece uma síntese prática com diretrizes de monitoramento e manejo, facilitando o acesso às informações no campo. O objetivo é auxiliar produtores na tomada de decisão, garantindo maior sustentabilidade e lucratividade para a cadeia produtiva.

A Circular Técnica está disponível gratuitamente no site da Embrapa Café, em formato PDF.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.