11/02/2025 às 15:59

Embrapa identifica quatro linhagens de feijão-carioca para tornar a fixação biológica de nitrogênio mais eficiente

Compartilhar
Pesquisadores da Embrapa identificaram quatro linhagens de feijão-carioca que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de variedades do grão com maior eficiência na fixação biológica de nitrogênio.

O estudo selecionou as linhagens CNFC 15086, BRS Sublime, CNFC 15010 e CNFC 15003 para o cruzamento com outras espécies, que possuem maior produtividade. De acordo com os pesquisadores, as linhagens escolhidas têm altos índices de nodulação nas raízes, o que é crucial para a fixação do composto químico e também indica que a inoculação de sementes com microrganismos foi eficiente.

Os nódulos convertem o nitrogênio atmosférico em amônia, que estimula o crescimento e substitui os fertilizantes químicos nitrogenados, o que resulta em uma redução nos custos de produção e maior sustentabilidade.

“As quatro linhagens mais bem avaliadas irão passar agora a integrar os cruzamentos do programa de melhoramento do feijoeiro para o grão carioca”, afirmou Helton Pereira, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão.

Segundo ele, o estudo avaliou ao todo cerca de 20 linhagens de grãos carioca em três estados, Goiás, Mato Grosso, Paraná, além do Distrito Federal, durante dois anos.

A pesquisa foi realizada por meio da parceria entre a Embrapa com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.