22/10/2024 às 12:25

Encontro discute produção sustentável de alimentos no Território Indígena Arariboia

Compartilhar
Na semana passada, ocorreu o terceiro encontro do projeto "Sistemas Agroflorestais para mitigação do clima e da fome", voltado à produção sustentável de alimentos com qualidade nutricional no Território Indígena Arariboia (MA), que abriga 251 aldeias indígenas. 

Realizada na aldeia Jenipapo, em Bom Jesus da Selva (MA), a reunião contou com a presença de técnicos da Embrapa, que coordena o programa, e de membros das comunidades indígenas. 

“O objetivo do terceiro encontro foi referendar 11 sistemas de produção de referência possíveis para o Território Indígena Arariboia. Buscamos dialogar, mostrar alternativas e indicar sistemas sustentáveis mais apropriados para amenizar as mudanças climáticas e a fome, e apresentar tecnologias alternativas contra o uso do fogo”, afirmou o técnico Carlos Eugênio Vitoriano Lopes. 

Coordenador do projeto, Marcelo Arcoverde, chefe-geral da Embrapa Florestas, destacou que o diálogo com as comunidades indígenas é essencial à iniciativa.

“No primeiro momento da nossa chegada na comunidade indígena, entendemos como eles produzem, suas práticas culturais, colheita, consumo familiar, comercialização etc, de acordo com a descrição feita por eles, e pudemos identificar gargalos e pontos de melhoria. Temos muitas tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para minimizar ou eliminar a fome da comunidade, com a possibilidade de manter as características ambientais”, disse. 

Diretora-executiva do Instituto Tukan, Fabiana Guajajara, do Território Arariboia, comentou o encontro. “A partir daqui, vamos implementar políticas públicas voltadas à segurança alimentar. Estamos felizes e gratos em participar e entendemos que cada instituição teve e tem um papel fundamental no processo”, avaliou. 
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.