28/03/2024 às 14:44

ESPECIAL: Livro que mundialmente cunhou o termo agribusiness ganha edição brasileira

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Após mais de 60 anos, finalmente foi lançada a edição brasileira do livro "Um conceito do agronegócio", dos professores de Harvard Ray Goldberg e John H. Davis, que, em 1957, cunhou mundialmente o termo "agribusiness". A versão nacional da obra coube ao escritório de advocacia ESGLaw pelas mãos de uma de suas sócias, a especialista em direito ambiental Rafaela Parra.

O lançamento, que aconteceu nesta quarta-feira (27), na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), na capital paulista, contou com a participação de Rafaela e do professor de marketing no agronegócio da ESPM, José Luiz Tejon, considerado um dos principais especialistas do país no tema.

Na oportunidade, Rafaela discorreu sobre o conceito de "agribusiness/agronegócio", que contempla a relação entre todos os elos da cadeia produtiva do agro, desde os insumos, passando pela produção nas fazendas propriamente dita, pelo beneficiamento, com ramificações para os demais segmentos da economia [indústria, comércio e serviços], distribuição e o consumidor. "O conceito do agronegócio é o de socialização dos riscos em favor do desenvolvimento sustentável."

Segundo Rafaela, o agro brasileiro precisa incorporar à pauta de commodities produtos "descomoditizados", de maior valor agregado, a fim de ganhar mais mercados. "O mundo não come só commodity, o mundo, na verdade, come sabor, marca, comodidade", disse Tejon. De acordo com o professor, o Brasil precisa de um plano estratégico, no qual o agro terá papel-chave, para alavancar seu PIB.
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