05/07/2024 às 16:33

ESPECIAL: O boi é o nosso cliente, diz CEO da Beckhauser

Compartilhar
A agenda do bem-estar animal na bovinocultura de corte tem em Mariana Beckheuser, CEO da Beckhauser, uma grande entusiasta no Brasil. Reconhecida internacionalmente pela oferta de equipamentos de contenção bovina, a Beckhauser vem ao longo do tempo alterando o formato dos produtos que fabrica, com foco em maior conforto para o animal, ergonomia, segurança e praticidade para os humanos. O objetivo principal? Elevar a produtividade no manejo do rebanho, de acordo com novas exigências dos mercados consumidores.

"Entendemos que o boi é o nosso cliente, e por isso nos conectamos de maneira acentuada com a temática do bem-estar animal", ressalta Mariana. "Foi um processo lento, embora contínuo. Desde a década de 90 começamos a perceber a importância desta questão para uma pecuária competitiva e sustentável."

Segundo a executiva, o consumidor quer saber mais sobre o que compra, o que consome, adquire, com interesse cada vez maior em conhecer a origem e os processos de produção do alimento, no caso a carne. "Neste sentido, o mercado brasileiro já apresenta excelentes projetos de rastreabilidade na bovinocultura de ponta à ponta, da fazenda à gôndola dos supermercados."

Sem entrar em detalhes quanto a um cenário de ágio para o rebanho chancelado com práticas de bem-estar animal, Mariana avalia que o produtor hoje não estranha mais o assunto. "Ee pode não concordar ou não adotar, mas não estranha mais, e a cada dia se conscientiza que, por exemplo, um bovino com a pele machucada vai ser desvalorizado ou descartado no frigorifico, e isso vai mexer no bolso dele."

A executiva salienta, ainda, que a Beckhauser foi procurando, ao longo dos anos, modernizar os equipamentos, com o intuito de também contribuir para uma pecuária mais sustentável e produtiva por meio de novas tecnologias de contenção bovina, migrando, por exemplo, de dispositivos manuais para automatizados.

"Isso tudo faz parte de um movimento iniciado há mais de 30 anos, com o desuso da madeira na composição dos equipamentos – que passaram a contar com aço nas estruturas e, desde 2016, polímero e materiais reciclados", explica. Atualmente, o portfólio da Beckhauser atende todas as categorias de pecuaristas - inclusive com uma linha dedicada especificamente ao pequeno produtor.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.