06/03/2025 às 18:03

ESPECIAL: Pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor agrícola

Compartilhar
Com mais de 30 anos de experiência, o engenheiro agrônomo Anderson Cavenaghi destaca a importância da pesquisa para o desenvolvimento do setor agrícola e a necessidade de investimentos em novas tecnologias. "A pesquisa abre portas para aqueles que desejam seguir carreira na área agrícola. Com o avanço das tecnologias, a necessidade de novos profissionais capacitados só aumenta", diz.

Segundo ele, que é diretor da área de conhecimento de Ciências Agrárias, Biológicas e Engenharias do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) - MT, "a pesquisa busca incessantemente soluções para as plantas que representam desafios no campo".

Cavenaghi, que possui doutorado em proteção de plantas, dedicou sua carreira à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o manejo de plantas daninhas, com foco nas grandes culturas do Mato Grosso, como, por exemplo, a soja.

Sua expertise em herbicidas e plantas daninhas o tornou uma referência no setor, e seus estudos têm sido fundamentais para o aumento da produtividade e a redução dos impactos ambientais da agricultura.

Sua trajetória, iniciada com a graduação em Engenharia Agronômica, o levou a trabalhar em multinacionais e cooperativas agrícolas, mas a busca por respostas o impulsionou a aprofundar seus conhecimentos na pesquisa.

Um dos trabalhos importantes realizados pelo professor é participar de projetos de monitoramento da resistência de plantas daninhas nas grandes culturas, principalmente na cultura da soja. Esse monitoramento possibilita mapear as áreas com problema de resistência no Mato Grosso e em outras regiões do Brasil, podendo sugerir mudanças nos manejos praticados.

Nos últimos 15 anos, ele e sua equipe identificaram plantas com resistência ao glifosato e outros herbicidas, como o caruru (Amaranthus palmeri), por exemplo. "Nosso objetivo é prever quais plantas se tornarão resistentes, para alertar os produtores e permitir que ajustem o manejo preventivamente", explica.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.