14/08/2024 às 13:48

Exportações e importações brasileiras de arroz dobraram no mês de julho

Compartilhar
As exportações e importações de arroz em casca registraram crescimento significativo em julho de 2024, com volumes praticamente dobrando em comparação ao mês anterior, segundo levantamento do Cepea/Esalq. Apesar da alta da moeda norte-americana, que atingiu níveis não vistos desde dezembro de 2021, o Brasil importou em julho o maior volume de arroz em três anos e meio.

As compras brasileiras de arroz em casca chegaram a 204,2 mil toneladas em julho, um aumento de 90,72% em relação a junho de 2024 e 62,71% a mais que o registrado em julho de 2023. Este crescimento reflete a forte demanda interna e a competitividade do produto estrangeiro, mesmo diante da desvalorização do real frente ao dólar.

No mesmo período, as exportações brasileiras de arroz também avançaram, totalizando 174,89 mil t em equivalente casca, um aumento de expressivos 180,43% em relação ao mês anterior. No entanto, em comparação com julho de 2023, houve uma queda de 2,78%.

A dinâmica do mercado de arroz em julho foi marcada por uma combinação de fatores econômicos e cambiais. A alta do dólar, que costuma impactar negativamente as importações, não impediu o aumento das compras externas de arroz, indicando uma necessidade de suprir a demanda interna com produto importado. Ao mesmo tempo, o aumento nas exportações sugere que o mercado internacional continua sendo uma alternativa viável para os produtores brasileiros, que buscam maximizar suas receitas aproveitando a desvalorização cambial.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.