18/10/2023 às 16:25

Extração de potássio de Autazes (AM) deverá ser direcionada ao Mato Grosso

Compartilhar
O foco da Brazil Potash com a exploração da mina em Autazes (AM) será abastecer o Mato Grosso, disse Adriano Espeschit, presidente da companhia no País.

Maior produtor agrícola do Brasil, o estado consome mais de quatro milhões de toneladas de potássio por ano.

Para facilitar a chegada do insumo aos produtores mato-grossenses, a Brazil Potash firmou uma parceria com a Amaggi, que comprará 500 mil toneladas do mineral anualmente, por pelo menos 15 anos, assim que os trabalhos de exploração forem iniciados.



Espeschit também comentou a intenção de utilizar a infraestrutura logística já existente na região. Atualmente, grande parte da produção agrícola do MT é escoada por caminhões e barcaças, através da BR-163 e de rios da região, até os portos do Arco Norte.

“De cada 50 caminhões que sobem com a soja, precisamos de um para descer com fertilizante”, disse o executivo. Hoje, caminhões e barcaças realizam os caminhos de volta vazios.

Por último, Espeschit comentou a possibilidade de trazer para o mercado a garantia de entrega de acordo com a demanda. "Atualmente, os produtores precisam se associar para comprar um navio inteiro de fertilizante, o que é complexo. Com a gente, eles poderão comprar um caminhão ou um saco, diretamente”, explicou.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.