23/01/2024 às 13:05

Goiás recebe delegação chinesa para conhecer potencial de produção de arroz

Compartilhar
O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, participou da recepção da delegação chinesa composta por membros da Universidade Agrícola de Yunnan (YAU) em visita ao estado de Goiás. O encontro, liderado pelo vice-governador Daniel Vilela e pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, aconteceu nesta segunda-feira (22), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

A programação da visita, que seguirá até quinta-feira, 25, tem como objetivo apresentar à comitiva do país asiático, principal parceiro comercial do estado, o potencial goiano de produção de arroz, além de também compartilhar experiências, tecnologia e discutir sobre futuras parcerias para fortalecer a cultura.

Durante o encontro de boas-vindas, o vice-governador, Daniel Vilela, afirmou estar muito feliz com a visita da delegação. "Goiás está de portas abertas para firmar novas parcerias com a China. Vamos apresentar aos chineses o potencial produtivo do arroz no estado durante a agenda oficial da comitiva", destacou.

De acordo com o secretário Pedro Leonardo, Goiás tem crescido na cadeia produtiva do arroz tanto na produção, quanto no desenvolvimento de pesquisas. "A expectativa com esta visita da delegação chinesa é entender quais as principais demandas do mercado chinês e quais as características do arroz que eles estão buscando", explica.

Atualmente, a Emater em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, está desenvolvendo pesquisas com cultivares do grão na Estação Experimental de Porangatu. "Desde 2021, o cultivo do arroz no estado está em constante crescente e nós estamos trabalhando para ampliar a produção em Goiás na busca pela autossuficiência em relação à produção e ao consumo do grão", ressalta Rafael Gouveia, presidente da Emater.

Durante a agenda em Goiás, a comitiva irá passar pela Embrapa Arroz e Feijão, que fica em Santo Antônio de Goiás, por propriedades produtoras de arroz em Flores de Goiás, participará de palestras na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e finaliza em visita ao complexo de irrigação de Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia.

:: Produção goiana

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados no 4º Levantamento para a safra 2023/24, Goiás possui uma área de 16,0 mil hectares dedicada à cultura de arroz. Com uma produtividade estimada em 5,5 toneladas por hectare, espera-se alcançar 88,2 mil toneladas do grão na safra 2023/24, o que representa um crescimento de 8,1% em relação à safra anterior.

Os municípios de Flores de Goiás e São Miguel do Araguaia são alguns dos destaques goianos na produção. De acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na safra 2022, Flores de Goiás alcançou uma produção de 60,3 mil toneladas de arroz, enquanto São Miguel do Araguaia, município do qual o distrito de Luiz Alves faz parte, obteve 26,3 mil toneladas.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.