21/11/2024 às 14:17

Governo de São Paulo anuncia protocolo de rastreabilidade para o gado 

Compartilhar
Na retomada da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo anunciou o lançamento do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos (Sirbov SP). A cerimônia aconteceu na terça-feira (19) na abertura do evento. 

O Sirbov-SP irá monitorar os animais de maneira individual e o sistema será administrado pela defesa agropecuária do estado. Atualmente, São Paulo possui um rebanho superior a 11 milhões de cabeças de gado, e a expectativa é de que cerca de 20% dos animais estejam no protocolo no primeiro ano de adesão ao sistema. Até 2030, a meta é atingir 100% do rebanho. 

A princípio, a adesão ao protocolo será voluntária, mas a secretaria defende a questão da rastreabilidade, que tem se tornado um tema fundamental para os mercados internacionais, principalmente para a União Europeia. 

“O sistema de identificação e rastreabilidade bovina e bubalina aqui no estado de São Paulo é fundamental para a gente acompanhar a vida desde o início e garantir a segurança do alimento. Mas, sobretudo, para garantirmos novos mercados que cobram cada vez mais”, afirmou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

Além disso, o Governo de SP também anunciou um protocolo para recuperação das pastagens degradadas no oeste paulista em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

Atualmente, existem cerca de seis milhões de hectares de pastagens degradadas em São Paulo e o Pontal do Paranapanema concentra grande parte delas. Na ocasião, foram entregues títulos de regularização de 130 mil hectares de terra, e segundo Piai, a meta é chegar a 600 mil hectares regularizados. 
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.