01/11/2024 às 16:10

Governo de SP lança programa para impulsionar cultivo de Coffea Canephora e fortalecer cafeicultura no estado

Compartilhar
Nesta quinta-feira (31/10), o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, anunciou o Programa Estadual de Incentivo ao Cultivo de Coffea Canephora. A iniciativa visa revitalizar a cafeicultura nas regiões oeste e noroeste do estado, promovendo desenvolvimento rural e regional, em parceria com o setor privado.

O programa, lançado no Instituto Biológico (IB-Apta), busca apoiar 20 mil produtores e destinará R$ 500 milhões para a infraestrutura produtiva. O objetivo é incentivar o cultivo do Coffea Canephora — variedade conhecida por sua resistência a climas mais quentes e úmidos e que, segundo a Conab, apresenta produtividade 60% maior. A expectativa é ampliar a competitividade do setor cafeeiro paulista no mercado nacional e internacional.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o oeste paulista possui condições hidrográficas vantajosas para o cultivo sustentável do café canephora. “O programa irá gerar oportunidades para o produtor recuperar pastagens degradadas, além de aumentar sua rentabilidade”, ressaltou.

A ação será coordenada pela Secretaria em um modelo de gestão participativa, com apoio da Câmara Setorial do Café e colaboração da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP).

Carlos Nabil Ghobril, coordenador da Apta, destacou a importância da integração dos institutos de pesquisa da SAA para o desenvolvimento do programa, apontando a produção científica como peça-chave para melhores resultados. A diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia de Carvalho Campos, também destacou a relevância histórica da instituição no apoio ao setor agropecuário.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.