13/02/2025 às 15:04

Governo paulista assina plano para fortalecer o cooperativismo rural no estado

Compartilhar
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, assinou um plano de fortalecimento do cooperativismo rural no Estado. Esta é a primeira etapa do protocolo de intenções entre o Governo de SP e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) para atender a antigas reivindicações de produtores rurais e agroindústrias que integram as cooperativas agrícolas de São Paulo.

Entre os destaques do plano está o anúncio da criação da Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da Secretaria de Agricultura, o que permite a participação permanente das cooperativas na formulação de políticas públicas do governo paulista.

O plano prevê ainda a inclusão das cooperativas de produtores e de crédito no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) para atingir a meta de máquinas subvencionadas em 2025, por meio da linha de crédito Pró-Trator, que subvenciona 4% do valor dos juros incidentes nas operações de financiamento. A projeção é de um crescimento percentual de 400% no valor da subvenção estadual, quando comparada a de 2024.

“Vamos ampliar e facilitar ainda mais o acesso do produtor ao FEAP com as cooperativas. Nossa meta é de que o setor adquira mil máquinas agrícolas este ano”, disse Piai.

A assinatura ocorreu durante o Intercâmbio Técnico do Cooperativismo Agropecuário, organizado pelo Sistema Ocesp, que reuniu uma comitiva de presidentes de 50 cooperativas na Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Cooperativismo paulista em números

Segundo a Ocesp, o estado conta com 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados. Entre os benefícios do modelo estão o acesso facilitado a insumos de qualidade e tecnologias avançadas, comercialização mais eficiente dos seus produtos, assistência técnica especializada e o fortalecimento das comunidades rurais.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.