05/02/2024 às 11:30

Governos de SP e Minas Gerais discutem parceria estratégia com uso de biometano

Compartilhar
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo se reuniu com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, com representantes do Ministério de Minas e Energia e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP (SEMIL) para discutir projetos de biometano no Brasil – a criação de um convênio de energia renovável entre São Paulo e Minas Gerais foi uma das pautas do encontro.

"O combustível do futuro está em SP. Com o biometano gerado de resíduos agrícolas, iremos descarbonizar o Estado e contribuir para a transição energética brasileira”, afirmou o secretário de Agricultura, Guilherme Piai – a pasta também foi comunicada sobre a intenção do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de integrar projetos de biocombustíveis do estado no programa federal Gás para Empregar.

Durante a reunião, representantes da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), controlada pela Petrobrás, manifestaram interesse no desenvolvimento de um gasoduto que vá de São Paulo até o Triângulo Mineiro (MG), passando pelo interior paulista, região do chamado “pré-sal caipira”, dado o potencial energético renovável a partir do setor sucroenergético.

A assinatura de um convênio entre São Paulo e Minas Gerais será avaliada e poderá ocorrer durante o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), em março, no Rio Grande do Sul.

Também participaram da reunião, representantes da Investe SP, da Desenvolve SP, da Invest Minas, além das empresas CMAA (Companhia Mineira de Açúcar e Álcool) e a Sindaçúcar.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.