08/12/2023 às 12:51

IDR-Paraná e Embrapa iniciam Giro Técnico da Soja

Compartilhar
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná), em parceria com a Embrapa Soja, inicia neste mês o Giro Técnico da Soja-Safra 2023/2024 – serão realizados dezesseis encontros de produtores, técnicos e pesquisadores, nas principais regiões produtoras do estado.

O objetivo é apresentar aos participantes boas práticas agrícolas, além dos resultados dessas tecnologias aplicadas no campo, além de discutir estratégias de combate à ferrugem asiática da soja – a expectativa é de que mil produtores possam participar da ação.



Uma das maiores preocupações dos produtores neste ano é a ocorrência da ferrugem asiática. Segundo Edivan José Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, a umidade excessiva, favorecida pelas precipitações do El Niño, fez com que a ferrugem fosse verificada mais cedo nesta safra no Paraná – a doença já foi detectada nas regiões de Pato Branco, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Londrina, Cornélio Procópoio, Dois Vizinhos e Ponta Grossa.

Uma das práticas mais importantes para o manejo da ferrugem é o uso de coletores de esporos, atualmente instalados em 180 áreas no estado. Os equipamentos coletam os esporos do fungo causador da doença e, somado às condições de temperatura e umidade, indicam o momento certo de fazer a aplicação de fungicidas nas lavouras.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.