24/10/2024 às 14:04

IMA oferece treinamento sobre manejo e controle de javalis

Compartilhar
A primeira edição da capacitação sobre manejo e controle de javalis utilizando armadilha tipo curral foi realizada no último sábado, 19 de outubro, em Capão Alto, na Serra catarinense. Esse treinamento faz parte de um esforço maior para mitigar os impactos causados pela presença de javalis, espécie exótica invasora que representa sérias ameaças à agricultura, ao meio ambiente e à saúde pública.

A capacitação é resultado de uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A formação teve como foco proprietários rurais, equipes de unidades de conservação, comunidades tradicionais e outros interessados no controle da espécie.

Durante a atividade, foram abordados temas como a legislação vigente, procedimentos para obtenção de autorizações de controle, riscos sanitários associados aos javalis, o manejo seguro de armas de fogo, além da construção e operação das armadilhas tipo curral. Os participantes puderam observar na prática a montagem e uso da armadilha, fornecida pelo Programa Pró-espécies – Todos contra a extinção, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Os javalis são conhecidos por causar graves danos ambientais e agrícolas, além de serem potenciais transmissores de doenças, afetando tanto animais domésticos como seres humanos. A coordenadora do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, Elaine Zuchiwschi, ressaltou a importância das capacitações como uma alternativa viável para o controle das populações de javalis, contribuindo para a proteção dos recursos naturais e da saúde pública em Santa Catarina.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.