06/09/2024 às 14:13

Mamão formosa registrou alta nesta semana

Compartilhar
Nesta semana (02 a 06/09), o Oeste da Bahia, conhecido por sua produção de mamão formosa, registrou uma valorização significativa no preço da fruta. O formosa foi comercializado por R$ 2,32/kg, uma alta de 20% em relação à semana anterior. O aumento de preço é resultado da baixa oferta de mamões na região.

Fatores climáticos adversos, como ondas de calor, clima seco e rajadas de vento, têm afetado negativamente a produtividade dos mamoeiros. Essas condições estressam as plantas, tornando-as mais vulneráveis a pragas e doenças, como o ácaro rajado, que desfolha as plantas e deixa os frutos mais expostos ao sol, causando manchas nas cascas e reduzindo sua qualidade.

Os produtores relataram que esses problemas têm sido mais evidentes em plantações mais antigas, enquanto as mais novas, com folhagem adequada, estão em melhores condições. Com a oferta retraída, espera-se que os preços se mantenham elevados ou até subam novamente na próxima semana, já que a produção limitada deve continuar até o fim do mês.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.