06/09/2024 às 14:01

Mapa cria Grupos de Trabalho (GTs) focados em desenvolver políticas públicas para o agronegócio

Compartilhar
A Câmara Temática de Gestão de Risco Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) formou quatro Grupos de Trabalho (GTs) com o objetivo de aprimorar as políticas públicas voltadas ao agronegócio, especialmente no enfrentamento de desafios como riscos climáticos, operacionais, de crédito e a necessidade de inovação tecnológica.

Esses GTs terão como foco temas prioritários a inovação tecnológica, integração entre crédito e seguro rural, e a expansão das políticas de subvenção ao prêmio de seguro rural (PSR).

Entre os GTs formados, destaca-se o de Política Integrada de Gestão de Riscos na Agropecuária, que pretende propor soluções além do seguro rural, incluindo riscos tecnológicos, sanitários e logísticos. O GT de Inovação Tecnológica buscará desenvolver ferramentas digitais para modernizar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), facilitando o acesso às informações sobre riscos.

Outro grupo é o de Integração Crédito e Seguro Rural, focado em criar sinergias entre políticas de crédito e seguro rural, visando aumentar a resiliência financeira dos produtores. Por fim, o GT de Acompanhamento e Inovações no PSR terá como função monitorar e propor melhorias para o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural.

Os grupos terão até 12 meses para apresentar relatórios finais, com diagnósticos e propostas que visem fortalecer programas como o PSR e o PROAGRO.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.