31/10/2024 às 16:22

Mapa projeta um crescimento na produção de grãos em 27% nos próximos 10 anos

Compartilhar
Uma recente projeção sobre a produção do agronegócio brasileiro para os próximos dez anos indica um crescimento significativo nas principais culturas, incluindo soja, milho da safra de inverno, arroz, feijão, sorgo e trigo. Culturas perenes, como café, cacau e frutas, também demonstram um crescimento sustentável durante esse período.

Os dados fazem parte do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2023/2024 a 2033/2034, elaborado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante a próxima década, a área plantada deve aumentar 15,5%, alcançando 92,2 milhões de hectares, com a produtividade sendo um fator crucial para esse crescimento. Silvio Farnese, diretor de Análise Econômica e Políticas Públicas do Mapa, destaca que uma parte significativa do aumento da área plantada será impulsionada pelo Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que oferece linhas de crédito favoráveis para a regeneração de superfícies atualmente com baixa produtividade.

Além disso, o aumento do consumo interno de milho, farelo e óleo de soja contribuirá para o crescimento na produção de proteínas de origem animal, assegurando a demanda interna e sustentando as exportações, que totalizam 24,7 milhões de toneladas dessas proteínas. Essa projeção reflete um panorama positivo para o agronegócio brasileiro nos próximos anos, com investimentos em práticas agrícolas mais sustentáveis e produtivas.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.